Voltar
Chegam a 25 municípios com decreto de emergência por chuvas no RS
Sexta, 13 de Outubro de 2017 às 07:52
Foram 67 cidades com danos de temporais, ventos e granizo, conforme a Defesa Civil
Chegam a 25 os municípios do Rio Grande do Sul que decretaram emergência, por conta das fortes chuvas desde terça-feira. Foram 67 cidades atingidas, de acordo com boletim da Defesa Civil, divulgado nesta quinta-feira.

Ao menos 4.461 residências sofreram algum tipo de estrago e duas famílias foram desalojadas. Ao menos 567 casas na região das Missões e no Noroeste do Estado foram afetadas pelo granizo. Só em Porto Xavier, foram 400 casas que precisaram de lonas. A Defesa Civil já distribuiu o material para os moradores com estragos nos telhados.

Maçambará, Passo Fundo, Porto Xavier, Santa Maria e Santo Ângelo registraram moradias afetadas. Salto do Jacuí, Estrela Velha, Itaara e Sobradinho, também registraram granizo, no entanto, sem danos mais graves.

A Polícia Rodoviária Federal adverte para a ocorrência de quedas de árvores, deslizamentos e alagamentos em função da chuva persistente no Rio Grande do Sul. Em Osório, uma das pistas laterais alagou no sentido Litoral/Capital do km 77 da BR-101.

Em Canoas, a BR 116 registra uma pista lateral também alagada, entre os quilômetros 261 e 2612. no sentido Capital/Interior. Ainda há pontos de alagamento na via lateral da BR-116, no km 252, em Sapucaia do Sul. Na BR 285, entre Panambi e Ijuí, há dezenas de árvores caídas na pista, sendo gradativamente removidas pelas equipes da PRF e dos Bombeiros, com o auxílio de um guincho.

Em 50 horas, o Centro de Porto Alegre recebeu 165 milímetros de chuva, o equivalente a um mês e meio de precipitação, de acordo com a média histórica para outubro na cidade. Os bairros Tristeza, com 130,8mm, e Sarandi, com 119,4mm, também superaram a marca do mês inteiro, que é de 114,3, conforme o sistema Ceic/Metroclima, da Prefeitura. Na Lomba do Pinheiro, a medição apontou 94,9mm.


Cidades em emergência:

Montenegro

Lagoão

Soledade

Tunas

Campinas do Sul

Cerro Branco

Erval Grande

Segredo

Sinimbu

Pinhal Grande

Estrela Velha

Cruz Alta

Júlio de Castilhos

Tupanciretã

Salto do Jacuí

Jóia

Capão do Cipó

Venâncio Aires

Arroio do Tigre

Santa Cruz do Sul

Mato Leitão

Sobradinho

Gramado Xavier

Jóia

Ibarama
Correio do Povo
Imagens
Comentários